Histórico

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, em níveis de Mestrado e Doutorado, apresentado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e que tem a UFBA- Campus de Vitória da Conquista como um de seus centros, foi recomendado pela CAPES em julho de 2008 com conceito 4.

Este programa é composto por uma rede de Instituições entre elas a UFBA/Vitória da Conquista, UNIFAL, UNESP/Araçatuba, UEL, UFSC, UFRRJ e UFVJM como Instituições Associadas. Cada Instituição tem um colegiado local e a coordenação geral do programa será formado pelos coordenadores dos colegiados locais e membros da SBFis. Esta rede conta com o apoio de programas de pós-graduação em Fisiologia já consolidados, e denominados Instituições Nucleadoras (UFMG, USP/RP, USP/ICB, US/IB, UFRJ e UFRGS). Desta forma haverá um intenso trânsito de pós-graduandos entre as Instituições Associadas e as Nucleadoras que permitirá uma sólida formação aos pós-graduandos.

Na UFBA, o colegiado local do programa é constituído pelos seguintes professores: Regiane Yatsuda (coordenadora – IMS/UFBA), Robson Amaro Augusto da Silva ( IMS/UFBA), Amélia Cristina Mendes de Magalhães (vice-coordenadora –IMS/UFBA), Lucas Miranda Marques (IMS/UFBA) e Rafael Pereira de Paula (UESB – Jequié).