Disciplinas

Mestrado

Para o mestrado no PMPG em Ciências Fisiológicas o estudante deverá cursar:

25 (vinte e cinco) créditos, dos quais 12 (doze) deverão ser realizados nas Instituições Nucleadoras, 5 (cinco) poderão ser realizados no PMPG em Ciências Fisiológicas/UFBA e 8 (oito) em disciplinas de domínio conexo, que poderá ser realizado também nas nucleadoras.

Disciplinas Optativas

IMSA52 – Seminários de Pesquisa I. O curso visa a participação e interação entre os estudantes professores do programa, visitantes ou especialistas, fomentando discussões e críticas sobre os trabalhos que estão sendo realizados bem como tratando de temas atuais na área de ciências fisiológicas.
IMSA53 – Seminários de Pesquisa II. O curso visa a participação e interação entre os estudantes e os professores do programa, fomentando discussões e críticas sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos estudantes.
IMSA54 – Técnicas Experimentais. O curso visa apresentar aos alunos os fundamentos de algumas técnicas experimentais que são aplicadas nas ciências fisiológicas, proporcionando condições de análise e interpretações de resultados.  IMSA59 – Fundamentos de Fisiologia. O curso visa apresentar aos estudantes os fundamentos e conhecimentos básicos da fisiologia dos sistemas nervoso, endócrino, renal, cardiorespiratório e digestório para que o mesmo possa entender processos básicos operantes no corpo humano.
IMSA60 – Estágio Docente Mestrado. O curso visa promover a interação dos alunos da Pós-Graduação com os alunos da Graduação e a preparação dos pós-graduandos para a docência em nível superior.
IMSA66 – Fundamentos em Farmacologia. O curso visa abordar fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão dos princípios básicos de farmacocinética, farmacodinâmica e das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica medicamentosa.
IMSA67 - Procedimentos analíticos em pesquisa. O curso visa demonstrar conhecimento sobre preparo de soluções, reagentes, equipamentos utilizados na rotina de laboratório e metodologias básicas empregadas em pesquisas. Cuidados gerais no manejo, controle e manutenção de animais em biotérios e em pesquisas.

Atividades Curriculares Obrigatórias na UFBA

IMSA68 – Pesquisa Orientada. Todos os alunos do mestrado deverão matricular-se nesta atividade, na turma do seu orientador até o final do curso. 
IMSA69 – Projeto de Dissertação. Todos os alunos do mestrado deverão matricular-se nesta atividade, na turma do seu orientador, no semestre que antecede a defesa de dissertação. 

Doutorado

Para o Doutorado no PMPG em Ciências Fisiológicas o estudante deverá completar:

30 (trinta) créditos, sendo que o aluno egresso do PMPG em Ciências Fisiológicas deverá cursar os 5 (cinco) créditos restantes nas Nucleadoras. Já o aluno egresso de outra instituição deverá cursar 60% dos créditos nas Nucleadoras e poderá validar até 40% dos créditos oriundos das disciplinas do Curso de Origem.

Disciplinas Optativas ofertadas na UFBA

IMSA61 – Estágio Docente Doutorado. Fornecer ao estudante de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e participação em aulas teóricas e práticas de componentes curriculares em nível de graduação do Núcleo Tecnologia em Saúde.
IMSA65 – Treinamento em Orientação Científica. O curso visa promover a participação efetiva do doutorando em todas as atividades necessárias para se treinar um aluno de iniciação científica. As atividades a serem desenvolvidas incluirão elaboração do projeto de pesquisa, participação ativa em experimentos relacionados ao projeto, discussão crítica dos resultados e elaboração de resumo.

Atividades Curriculares Obrigatórias na UFBA

IMSA68 – Pesquisa Orientada. Todos os alunos do doutorado deverão matricular-se nesta atividade, na turma do seu orientador até o final do curso.

Nucleadoras

As disciplinas poderão ser realizadas nas seguintes instituições nucleadoras do PMPG em Ciências Fisiológicas:

  1. Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, Universidade Federal de Minas Gerais;
  2. Programa de Pós-graduação em Fisiologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo;
  3. Programa de Pós-graduação em Fisiologia Humana, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo;
  4. Programa de Pós-graduação em Ciências: Fisiologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  5. Programa de Pós-graduação em Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  6. Programa de Pós-graduação em Ciências: Fisiologia Geral, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.